De que lugar do mundo vem o sorvete?

            Essa delícia gelada que todos nós apreciamos e que combina com a estação (verão) vem de uma parte muito distante do mundo: o Oriente.
            A guloseima surgiu na China, assim como o macarrão e a seda. O primeiro relato de que se tem notícia sobre o consumo do sorvete data de três mil anos atrás.
           Naquela época, como ainda não existiam geladeiras, ele era feito com uma matéria-prima natural, a neve, e misturado a suco de frutas e mel.
           Quem levou a iguaria refrescante para a Europa foi Alexandre, o Grande, rei da Macedônia. No século XIII, o veneziano Marco Polo voltou de uma de suas viagens à China e trouxe na bagagem de volta a receita para os cozinheiros italianos. Sabe o que eles fizeram? Adicionaram um ingrediente que deixou o sorvete mais cremoso: o leite.
           A partir daí, o quitute virou uma febre no Ocidente e passou a ser consumido na mesa dos nobres, por ser considerado um alimento raro.
          A primeira sorveteria do mundo foi inaugurada em Paris, por volta de 1670. De lá, o sorvete passou pela Inglaterra e acabou desembarcando na América com os colonizadores britânicos.
          Nos Estados Unidos, o sorvete virou uma mania nacional. Tanto que a primeira fábrica de sorvetes do mundo foi instalada lá, em 1851.
          Já por essas bandas, o sorvete surgiu nos tempos do Império, com a inauguração da primeira sorveteria em 1835.

 TAKAIAMA, Shaonny. O Estado de São Paulo. São Paulo, 25 fev. 2006. – Estadinho.

Comentários