20 dicas para escrever um bom texto
1. Gênero
Leve sempre em
conta o gênero do texto, isto é, o tipo de discurso que a situação de
comunicação exige, por exemplo: crônica, carta, conto, biografia, poema,
artigo, bilhete, dialogo, ensaio, verbete etc.
2. Público-leitor
Leve em conta o
público-leitor a quem se destina o texto, por exemplo: crianças, jovens,
adultos, amigos íntimos, autoridade, conhecidos, desconhecidos etc.
3. Veículo
Leve me conta
em que veículo em que o texto será divulgado, por exemplo: jornal, revista,
folheto de divulgação, mural escola, internet etc.
4. Papel do leitor
Deixe claro se
o seu papel é o de participante ou de observador em relação ao assunto ou
acontecimento de que trata. Defina claramente o tempo para, então, ordenar cronologicamente
os fatos. Caso contrário, o texto pode apresentar problemas no uso dos tempos
verbais, das pessoas gramaticais e dos discursos direto e indireto.
5. Coesão textual
Procure
construir o texto buscando uma organização global clara para que ele não fique
mal amarrado, com ideias desordenadas. O leitor tem que perceber claramente um
começo, um meio e um fim e a sequência temporal ou lógica dos fatos. Use
conectivos e expressões que orientem o leitor, por exemplo: porém, portanto,
depois disso, por outro lado, desta forma, assim é por isso que etc.
6. Paragrafação
Use um critério
claro de paragrafação. O leitor deve perceber que os parágrafos marcam de fato
uma mudança nos movimentos do texto, por exemplo: mudança na abordagem de uma
questão, introdução de uma nova ideia, nova personagem, novo rumo de pensamento
etc. este item está relacionado ao anterior, pois a paragrafação deve
contribuir para organizar e dar coesão ao texto.
7. Coesão nominal
Deve ser
possível ao leitor perceber sobre quem ou sobre o que você está falando quando
usa um pronome (ele, nós ou este, aquilo,
isso, tudo etc.) ou um substantivo para retomar uma informação que apareceu
antes no texto.
8. Verossimilhança e coerência
O texto tem que
ter verossimilhança, isto é, o que se conta deve parecer real ou possível no
mundo criado pelo autor. Procure evitar passagem sem explicação ou soltas, nas
quais o leitor não entende bem o raciocínio desenvolvido ou o que aconteceu.
Elimine detalhes que não se encaixam, são incoerentes, não tem lógica.
9. Escolha de palavras
Escolha as
palavras e expressões com cuidado e precisão. Não opte pela palavra que fica
apenas próxima do ideal. Evite o vocabulário pobre e repetição excessiva da
mesma expressão. Não use gírias nem palavras ou expressões pouco típicas da
linguagem escrita, quando a intenção não é retratar a linguagem oral. Escolha
expressões adequadas ao gênero, público-leitor ou veículo.
10. Condensação
Evite que o
texto fique muito condensado ou excessivamente resumido. Reescreva os trechos
que progrediram muito rapidamente. Detalhe bem as ideias, explique mais
lentamente, expanda os conteúdos, avance mais devagar, acrescentando
comentários, dados, observações, descrições etc.
11. Detalhamento
Evite que o
texto fique muito longo ou excessivamente detalhado. Reescreva os trechos que
progrediram muito lentamente. Procure não se perder em detalhes sem
importância, divagar, fugir do assunto ou perder o fio do raciocínio. Elimine
observações e detalhes que não tenham uma função clara no texto.
12. Estruturação sintática
Reescreva
orações e períodos mal construídos, incompletos ou ambíguos. A ordem de
aparecimento dos sintagmas deve facilitar a compreensão. Evite construções
sintáticas estranhas.
13. Clichês
Procure não
usar clichês ou ideias prontas, chavões, afirmações já gastas. Fuja da falta de
originalidade e criatividade nas ideias ou na escolha das palavras e
expressões. O texto não deve apresentar soluções óbvias, pouco interessantes,
que não prendam a atenção do leitor.
14. Pontuação
Evite excesso
ou falta de pontuação. A pontuação deve favorecer a compreensão, organizar as
informações.
15. Concordância verbal e nominal
Respeite a
concordância entre os sujeitos e verbos e entre substantivo regente e seus
determinantes e modificadores.
16. Regência
Atenção quanto
ao uso de preposições que regem verbos e nomes e quanto ao uso da crase.
17. Ortografia
Atenção à
ortografia e à aplicação das regras de acentuação.
18. Uso de maiúsculas e minúsculas
Use
adequadamente as letras maiúsculas para nomes próprios. A diferença gráfica
entre maiúsculas e minúsculas deve ser clara.
19. Caligrafia
Evite problemas
de caligrafia, podem comprometer a clareza do texto.
20. Organização e capricho
Evite problemas
relativos à apresentação do texto, que impedem a compreensão e comprometem a
clareza do texto.
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