Pular para o conteúdo principal

Artigo




              Tudo começo quando, na esquina da minha casa, junto ao muro, avistei uma bolsa amarelo avermelhada com uma alça do tamanho da alça de uma merendeira.
            O que haveria dentro? Virei a bolsa de uma lado para o outro, de cima para baixo, mas não vi nenhum tipo de fecho, nem zíper. Apertava-a nas mãos e sentia alguma coisa macia que eu não sabia dizer exatamente o que era, mas que mexia com o meu tato e a minha sensibilidade.
            Esperando que se abrisse, decidi sacudi-la. De nada valeu o esforço: a bolsa continuou fechada.
            Voltei a sacudir a estranha bolsa, agora junto ao ouvido. Quem sabe poderia escutar algum tipo de som, um barulhinho por menor que fosse? Com o caramujo era assim, eu sempre conseguia ouvir o barulho do mar. Quem sabe com a bolsa...




1. No momento que encontrou a bolsa, o que o locutor sentiu

a) Curiosidade
b) Medo
c) Nojo
d) Satisfação

2. Explique o que levou locutor afirmar que a bolsa era “estranha”.

3. Explique a alteração de sentido que o uso dos artigos “uma” e “a” provoca no texto.

Postagens mais visitadas deste blog

Minhas férias - Luis Fernando Veríssimo

Eu, minha mãe, meu pai, minha irmã (Su) e meu cachorro (Dogman) fomos fazer camping. Meu pai decidiu fazer camping este ano porque disse que estava na hora de a gente conhecer a natureza de perto, já que eu, a minha irmã (Su) e o meu cachorro (Dogman) nascemos em apartamento, e, até os 5 anos de idade, sempre que via um passarinho numa árvore, eu gritava "aquele fugiu!" e corria para avisar um guarda; mas eu acho que meu pai decidiu fazer camping depois que viu o preço dos hotéis, apesar de a minha mãe avisar que, na primeira vez que aparecesse uma cobra, ela voltaria para casa correndo, e a minha irmã (Su) insistir em levar o toca- discos e toda a coleção de discos dela, mesmo o meu pai dizendo que aonde nós íamos não teria corrente elétrica, o que deixou minha irmã (Su) muito irritada, porque, se não tinha corrente elétrica, como ela ia usar o secador de cabelo? Mas eu e o meu cachorro (Dogman) gostamos porque o meu pai disse que nós íamos pescar, e cozinhar nós mesmos o p…

O sino de ouro