O Circo (1891)
Georges
Seurat (França, 1850-1891)
Óleo
sobre tela – 187,5 cm x 152,5 cm
Museu d’Orsay
Paris,
França
Assim como muitos de seus contemporâneos,
Seurat também buscou inspiração nas sessões do circo Medrano, cujo resultado é
esta belíssima obra. Na época, o circo era um lugar tão visitado pela boêmia
parisiense quanto os cafés-concertos. Não é de se estanhar, portanto, que o
brilho e o colorido desses circos fossem um dos temas favoritos dos pintores da
época. A composição de Seurat é, no entanto, complexa. O pintor dá mais relevância
ao aspecto formal do que o tema, que utiliza apenas como pretexto para aplicar
a teoria do dinamismo por meio dos opostos: aos atores em movimento febril,
voando sobre uma pista circular, opõe-se um público estático, sentado em uma
arquibancada. Horizontalmente, o quadro altera listras vermelhas e brancas,
permeadas por grandes pontos amarelos e azuis-violáceos. Dessa forma, o pintor
consegue o tão buscado equilíbrio dos opostos.
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