Ilhéus

Ilhéus é um município brasileiro do Estado da Bahia. É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios baianos. A história de Ilhéus começou em 1534, quando o Brasil foi divido em capitanias hereditárias. O donatário que recebeu essas terras  não tomou posse e enviou em seu lugar o espanhol Francisco Romero.

Romero tomou posse das terras em 29 de junho de 1535, na extremidade da ilha de Tinharé, junto a um morro que foi batizado com o nome de São Paulo. Aí ele lançou as bases de uma vila.

Achando que as condições do local não eram propícias, Romero velejou com três navios rumo ao sul e se estabeleceu na foz do rio Ilhéus. Ali ele fundou uma nova povoação, que denominou Vila de São Jorge. Grandes fazendas surgiram e a vila chegou a ser considerada a mais rica do Brasil. Em 1556 foi criada a freguesia de São Jorge dos Ilhéus. Por volta de 1816 foram iniciadas as plantações de cacau em Canavieiras e em Ilhéus. O cultivo adaptou-se perfeitamente às condições climáticas e deu impulso ao desenvolvimento da Vila de Ilhéus.
 

Comentários