Saudade de minha terra

Chitãozinho e Xororó
Compositor: Goiá / Belmonte

De que me adianta viver na cidade
Se a felicidade não me acompanhar
Adeus, paulistinha do meu coração
Lá pro meu sertão, eu quero voltar
Ver a madrugada, quando a passarada
Fazendo alvorada, começa a cantar
Com satisfação, arreio o burrão
Cortando estradão, saio a galopar
E vou escutando o gado berrando
Sabiá cantando no jequitibá

Por Nossa Senhora,
Meu sertão querido
Vivo arrependido por ter deixado
[...]

Que saudade imensa do
Campo e do mato
Do manso regato que
Corta as campinas
[...]

Pra minha mãezinha já telegrafei
E já me cansei de tanto sofrer
Nesta madrugada estarei de partida
Pra terra querida que me viu nascer
Já ouço sonhando o galo cantando
O nhambu piando no escurecer
A lua prateada clareando as estradas

A relva molhada desde o anoitecer
Eu preciso ir pra ver tudo ali
Foi lá que nasci, lá quero morrer

Disponível em: . Acesso em 06 de jun. 2017

1. Qual é o sentimento que motiva a expressão do eu lírico?

2. Qual é a oposição que se constrói pela revelação emocional do eu lírico?

3. O que caracteriza cada parte dessa oposição?

4. Na opinião da dupla, por que as músicas com o tema campestre fazem sucesso no Brasil, principalmente, quando tratado por cantores sertanejos?


Resolução:
1. O sentimento expresso pelo eu lírico na letra da canção sertaneja “Saudade de minha terra” é de saudade, nostalgia.
2. O eu lírico constrói uma oposição entre a cidade e o campo.
3. A cidade é caracterizada como a possibilidade de uma nova vida, uma nova relação emocional, mas tudo é cercado pela saudade e pelo arrependimento.
O campo é marcado pelas melhores qualidades: é onde está à felicidade, lá há natureza vibrante com elementos variados, possibilidade de uma vida natural, simples. O campo está relacionado ao desejo de retornar às origens, ao sonho de reencontrar a família.

4. As músicas que tratam de temas campestres fazem sucesso, porque ainda há nas famílias brasileiras muitas relações com a vida rural, com cidades pequenas do interior dos estados, com a vida simples. Como as canções tratam de sentimentos e valores originais, básicos e puros, as pessoas gostam de resgatá-los por meio da música que cantam.

Comentários