Travessia Caraíva à Praia do Espelho

Acho importante fazer algumas observações sobre a travessia, pois é um percurso que deve ser feito com alguns cuidados, para evitar problemas e maiores dificuldades:

• Você só vai conseguir fazer a travessia com a maré baixa: a maior parte do trecho é feita por praias, que são praticamente todas cobertas pelo mar quando o nível deste sobe. A questão é que as praias que servirão de caminho não apresentam uma grande faixa de areia (como é comum no litoral norte da região, como em Porto Seguro, Arraial D'ajuda e até mesmo Trancoso), sendo que você pode ficar encurralado entre as falésias e o mar. Para saber o melhor horário do dia para fazer a travessia, conversem com algum pescador da região. Não tenho certeza, mas acredito que na lua cheia a maré fica mais baixa.

• Caso o nível do mar ainda esteja alto, você pode ficar em algum camping de Caraíva: tanto no estacionamento (que fica no lado norte do rio) quanto na vila (que é do outro lado). Acho importante considerar esta hipótese, já que você vai andar um bocado por estradas relativamente difíceis e pode não conseguir fazer a travessia. Para os campistas de plantão nem preciso falar 2 vezes, mas conheça a vila Caraíva: é muito simpática, têm as casinhas todas coloridas, as ruas são de areia e os moradores são muito bacanas. Um outro detalhe é que Caraíva fica encostada no Parque Nacional de Monte Pascoal: apesar da portaria do parque, e do próprio Monte Pascoal ficarem a sudoeste de Caraíva (acesso principal pela BR 498) você certamente vai poder conhecer um pouco do parque.

• Antes de começar a travessia, caso vá de à pé, informe os horários de ônibus que passa na portaria do Outeiro das Brisas, e que segue de volta a Caraíva: uma travessia começa num lugar, e obviamente termina em outro, não sendo um percurso circular. Considerando que você deixou o seu carro ou material de acampamento em Caraíva, fique atento para não passar trabalho e ter que dormir em uma praia deserta, passar fome além da conta ou ter que fazer o caminho da travessia de volta ( o que fica ainda limitado pelo nível do mar). Quando fiz o passeio, dei uma sorte danada: fiz a travessia sem muitas informações (apesar de cruzar com outras pessoas exatamente, e por sorte, nas encruzilhadas do caminho!). Fora isto, consegui pegar o último ônibus que seguia do outeiro para Caraíva! De fato fiquei preocupado quando a noite começou a cair e eu e a namorada ali, sentados num ponto de ônibus deserto, exaustos por caminhar o dia inteiro. Felizmente deu tudo certo ( na verdade deu tudo certo mesmo, porque a idéia de ir de Trancoso para esta travessia veio de um hippie do camping onde estávamos, e considerando que estávamos sem muitas informações sobre o passeio, o fato de ter encontrado um ponto de ônibus, pra voltar, já foi por si uma sorte danada!). Não tenho certeza, mas na época o preço da passagem estava em torno de R$ 13,00. E o último ônibus passou ao anoitecer, por volta das 17:45 h Informe-se!

• Uma opção muito legal para este passeio é fazê-lo de bike! Quando caminhávamos cruzamos com algumas pessoas pedalando. O passeio ficará mais ágil, e você poderá seguir de Caraíva para a Praia do Espelho e depois voltar pela estrada de terra que volta para Caraíva (que é mesmo bem radical!) Desta forma, não precisa preocupar-se com horários de ônibus. Para os cicloturistas a idéia de fazer todo o percurso de bike é uma moleza, mas para os moutain bikers, fica a dica de carregar as magrelas no carro, deixá-lo no estacionamento de Caraíva e seguir apenas o trecho da travessia.

• Uma segunda opção para voltar da Praia do Espelho até Caraíva é pelo mar: chegando na praia, você vai notar uma certa atividade maior, alguns bares, pousadas e coisas do tipo, diferente das praias desertas que você teve que caminhar até chegar ai. Procure o pessoal que está com botes e informe os horários de saída para o seu retorno a Caraíva. Este passeio certamente deve valer a pena, já que pelo que me informei, é um passeio de cerca de 1 hora de duração e que, além de te poupar as pernas para subir a estrada de ligação da praia até o ponto de ônibus (cerca de 4 Km), você vai poder ver o Monte Pascoal! Infelizmente quando fui até esta praia não estava preparado financeiramente para este tipo de passeio (que pelo que me lembro está entre 35 e 50 reais por pessoa). Para os bikers acho que a opção de retorno via mar não é possível.

2. A travessia, Caraíva - Praia do Espelho

Como já escrevi antes, tome certas precauções antes de pegar a trilha. O nível do mar, horários de ônibus ou barco, preços das passagens, dinheiro para o estacionamento, e é claro, cuidado com a insolação e desidratação (sério, consegui queimar ,pelo sol, minhas panturrilhas!)

A travessia começa na vila de Caraíva. Você vai atravessar do estacionamento (lado norte do rio) até a vila, descer a vila até o mar, atravessar de volta o rio e seguir pela praia, em direção ao norte.

Atravessando o rio Caraíva:
Loading...Imagem

Siga pelas praias desertas (então leve água). Mais ou menos no meio do caminho você vai passar pela praia do Satú: na minha opinião é uma praia até mais bonita do que a praia do Espelho (talvez por ser praticamente deserta). A praia do Satú é formada por uma areia mescla de preta com branca, possui 2 ou 3 lagoas beira mar e tem um visual incrível que une um azul inigualável do céu e mar com as falésias! Há algumas casinhas beira mar, e é possível que algum morador ofereça comida.

Praia de Satú:
Loading...Imagem

Depois de um bom tempo de caminhada beira mar, passando também por rochas, você vai perceber que a faixa de areia começa a se estreitar. Você vai estar chegando na ponta Toque-Toque, e vai ser hora de subir nas falésias!

Loading...Imagem

Passe por uma pinguela, pule uma cerca, e suba o morro. Lá em cima há um mirante muito bacana! Felizmente também há uma placa indicando a direção da praia do espelho.

Loading...Imagem

Caminhe pelas falésias (são cerca de 3 km) passe por restingas e pequenas matas, e quando você descer, de outro lado estará na Praia do Espelho.

Uma dica; muita gente costuma caminhar na praia descalço. Leve um chinelo para fazer esta trilha, porque a falésia é de terra batida, e não vai ter aguinha do mar para refrescar o chão.

3- Praia do espelho até a estrada Trancoso-Caraíva

Chegada na Praia do Espelho:
Chegando na Praia do Espelho Photo
Loading...

Estre trecho é uma ligação entre a praia até a estrada que você passou indo para Caraíva (para o sul em direção a Caraíva, e ao norte, para Trancoso). São cerca de 4 km de estrada, da praia até as proximidades da portaria de um outeiro, onde há um ponto de ônibus.

http://www.mochileiros.com/travessia-caraiva-x-praia-do-espelho-t72249.html

Comentários