Travessia da Balsa - Porto Seguro ao Arraial D'Ajuda

          Por Arilton Bronze

           As balsas que fazem a travessia de Porto Seguro ao Arraial D’Ajuda, que transportam pedestres e veículos, são compostas de duas empresas: Buranhém, que possui as melhores balsas e Rio Nave, que possui as embarcações mais lentas e que se preocupa em amarrar a balsa ao atracar. A travessia dura em média 10 minutos e acontece de meia em meia hora, às vezes até menos. A travessia mais rápida é através dos barquinhos de passageiros, que faz a trajetória durante o dia, mas não funciona à noite. O rio Buranhém nasce em Minas Gerais e banha Porto Seguro e o distrito Arraial D’Ajuda.

            Durante a alta temporada a fila da balsa fica enorme e a travessia se torna uma tortura, bom para os vendedores de coco e água mineral, que aproveitam o engarrafamento de carros, vans e motos para aumentar a renda diária. No lado de Porto Seguro, os ambulantes são mais tranquilos, basicamente vendem cerveja, “pau de self”, refrigerante, capa para celular, cocada, esfirra, amendoim, óculos, picolé e geladinho, já no lado do Arraial D’Ajuda, além dos vendedores, também existem uma sorveteria que vende o melhor picolé da cidade; restaurante, um mercadinho e uma conveniência que funcionam durante o dia.
            A competição entre os “vanzeiros” e os motoristas da empresa de ônibus Águia Azul transforma a viagem a partir da balsa do Arraial até o centro histórico em uma engraçada viagem, pois a gritaria é geral: “Trancoso, Arraial, Bairro, Praia, Eco Parque” e os turistas e moradores fazem a opção desejada. As vans aguardam em fila e cada motorista tem que aguardar a sua vez de transportar. A passagem para Trancoso (até a praia) é 8 reais e até o Arraial 3 reais. Quem vai para o Mucugê geralmente desce no centro do Arraial e caminha até a praia de (mesmo nome), num trecho mais ou menos de 2 quilômetros, essa rua é apertada e tem um intenso movimento de carros  e pedestres; antes de chegar à praia você desfruta de um Mirante com uma visão sem igual da praia.
            No centro do Arraial a Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda é um dos locais mais visitados e que, durante o mês de agosto, recebe romeiros de toda parte do país, alguns vem pagar promessas, outros agradecer por uma graça alcançada. As lojas da praça e da Rua Mucugê vendem Artesanatos e vários tipos de lembranças e souvernis; no local, você também encontrar bons restaurantes para todos os gostos, pizzaria e casas de shows, entre as mais conhecidas, temos o Morocha Club, com atrações especiais no verão. 

             Algumas imagens







Comentários