O gótico alemão



           No século XIII, a Alemanha também desenvolveu um estilo gótico com características muito próprias. Um exemplo típico dessa criação arquitetônica é a Elisabethkirce, em Marburgo, cuja construção foi iniciada em 1235.
            A planta apresenta uma igreja cruciforme, mas os braços do transepto têm o mesmo comprimento do braço do coro. Tanto as extremidades do coro quanto as do transepto são arredondadas, formando absides como no estilo românico.
            Internamente, as naves laterais têm a mesma altura da nave central. A parede da nave central tem uma única e alta arcada, mas as naves laterais têm dois níveis com grandes janelas ogivais. Nesta igreja, como as naves laterais e a nave central têm a mesma altura, são desnecessários os arcobotantes. A ausência desses arcos marca a diferença entre a igreja de Marburgo e o gótico francês do século XIII. E apesar de externamente a construção ser um edifício compacto, existe nele um aspecto de leveza, graças às linhas verticais dos contrafortes e ao rendilhado das grandes janelas ogivais.

Comentários