LaLa Goulue Entrando no Moulin Rouge (1892)
Lautrec.
Óleo sobre cartão – 79,4 cm x 59 cm
The Museum of Modern Art. Nova York, Estados Unidos
Goulue está acompanhada de
seu amante, à esquerda, e uma das bailarinas do espetáculo, Nini-Patte-en-l’-Air, figura à direita.
Protegiam a diva que aparece no centro, vestida de branco, com um ousado decote
e uma fita amarrada ao pescoço, que mais tarde fará moda, tal como o cabelo
preso. Seu olhar, inexpressivo, parece se dirigir ao longe. Para acentuar o contraste
entre a diva e suas companheiras, Lautrec investe nos tons diversos dos trajes.
Ao lado de Jane Avril, a Goulue
reinava no Moulin Rouge e, na época em que o artista pintou esta tela, estava
no auge de sua carreira. Toulouse-Lautrec a retrata no momento de seu passeio
diário pelos arredores do cabaré. As três figuras parecem caminhar em direção
ao espectador, deixando para trás, no segundo plano, o perfil de um homem
usando cartola e os espelhos do saguão, que refletem as luzes do cabaré. É
importante assinalar a influência do fotografia na obra de Toulouse-Lautrec
quando se observa o corte dos planos, como Degas já vinha fazendo. No caso de
Lautrec, a temática da vida noturna, o predomínio da linha sobre a cor que, aos
poucos, se incorpora às figuras são os elementos mais importantes dessa reação
neoimpressionista.
Comentários
Postar um comentário