Resumo do livro Pra que serve?, de Ruth Rocha


Mesmo que não haja uma definição específica do que seja romance juvenil, é comum os autores consagrados da literatura infantil também se aventurarem no universo adolescente ou juvenil, escrevendo narrativas que enfocam as questões “próprias” da idade: medos, relacionamentos, separação de pais, entre outros. 
O livro Pra que serve?, de Ruth Rocha, uma das obras que fazem parte da coleção Literatura em Minha Casa, distribuída para alunos de escola pública de todo o Brasil, nessa obra, em uma historia bem interessante, começa quando marina vai para um acampamento nas férias e lá ela encontra pessoas que conhecem e não, ela fica em um quarto com mônica, Mirna e as geme-as Paula e Patrícia, no segundo dia todo mundo vai para a aula de artes,  Marina faz um jacaré e depois quando ela vai para o quarto Pedro chega para ela e pergunta,  Marina pra que serve esse jacaré? Marina não sabe responder e fica pensando a respeito.
No dia seguinte fica perguntando para as pessoas e para si mesma para que servem as coisas. Pra que serve a arte? Pra que serve o dinheiro? Pra que serve o amor? Uma questão passa a inquietar o leitor: por que será que ela precisa saber as funções das coisas? Por que ela não tira essa pergunta da cabeça? Depois de muito questionar, a adolescente percebe que nem tudo tem uma resposta simples, que devemos aproveitar ao máximo nossas vidas, curtir todos os momentos, aprender com cada experiência e, mesmo com medo, enfrentar as mudanças e seguir em frente. São adolescentes que não se convivem, mas que curtem juntos todo o período de férias, vivenciando novas descobertas.  


Comentários