Antonin Artaud - biografia
Antonin Artaud nasceu em Marselha, no dia 4 de setembro de
1896, e faleceu em Paris, no dia 4 de março de 1948. Foi um poeta, ator,
roteirista e diretor de teatro francês.
Em 1937, Antonin Artaud, devido a um incidente, é tido como
louco. Internado em vários manicômios franceses, cujos tratamentos são hoje
duvidosos, ele é transferido após seis anos para o hospital psiquiátrico de
Rodez, onde permanece ainda três anos. Em Rodez, Artaud estabelece com o Dr. Ferdière,
médico-responsável do manicômio, uma intensa correspondência. Uma relação
ambígua se estabelece entre os dois: o médico reconhece o valor do poeta e o
incentiva a retomar a atividade literária mas, julgando a poesia e o
comportamento de seu paciente muito delirante, ele o submete a tratamentos de
eletrochoque que prejudicam sua memória, seu corpo e seu pensamento.
Existe aqui um afrontamento entre dois mundos, o da medicina
e razão social e o do poeta cuja razão ultrapassa a lógica normal do “homem
saudável”.
As cartas escritas de Rodez são para Artaud um recurso para
não perder sua lucidez. Elas revelam um homem em terrível estado de sofrimento,
nos falando de sua dor através de uma escritura mais íntima e mais espontânea.
São os diálogos de um desesperado com seu médico e através dele com toda a
sociedade.
“Não quero que ninguém ignore meus gritos de dor e quero que
eles sejam ouvidos”.
Para Artaud, o teatro é o lugar privilegiado de uma
germinação de formas que refazem o ato criador, formas capazes de dirigir ou
derivar forças.
Em 1935 Artaud conclui o "Teatro e seu Duplo" (Le
Théâtre et son Double), um dos livros mais influentes do teatro deste século.
Na sua obra ele expõe o grito, a respiração e o corpo do homem como lugar
primordial do ato teatral, denuncia o teatro digestivo e rejeita a supremacia
da palavra. Esse era o Teatro da Crueldade de Artaud, onde não haveria nenhuma
distância entre ator e platéia, todos seriam atores e todos fariam parte do
processo, ao mesmo tempo.
Em Rodez, além de suas cartas (lettres au docteur Ferdière)
ele elabora uma prática vocal, apurada dia a dia, associada à manifestações
mágicas. A voz bate, cava, espeta, treme, a palavra toma uma dimensão material,
ela é gesto e ato.
Artaud volta a Paris em 1946, onde dois anos depois é
encontrado morto em seu quarto no hospício do bairro de Ivry-sur-Seine. Neste
período, além de uma importante produção literária ele desenha, prepara
conferências e realiza a emissão radiofônica "Para acabar com o juízo de
Deus" (Pour en finir avec le jugement de dieu), onde sua vontade
expressiva se alia a um formalismo cuidadoso.
Se nos anos 30 o teatro para Artaud é “o lugar onde se refaz
a vida”, depois de Rodez ele é essencialmente o lugar onde se refaz o corpo. O
“corpo sem órgãos” é o nome deste corpo refeito e reorganizado que uma vez
libertado de seus automatismos se abre para “dançar ao inverso”.
“A questão que se coloca é de permitir que o teatro
reencontre sua verdadeira linguagem, linguagem espacial, linguagem de gestos,
de atitudes, de expressões e de mímica, linguagem de gritos e onomatopéias,
linguagem sonora, onde todos os elementos objetivos se transformam em sinais,
sejam visuais, sejam sonoros, mas que terão tanta importância intelectual e de
significados sensíveis quanto a linguagem de palavras.”
O seu trabalho ainda inclui, ensaios e roteiros de cinema,
pintura e literatura, diversas peças de teatro, inclusive uma ópera, notas e
manifestos polêmicos sobre teatro, ensaios sobre o ritual do cacto mexicano
peyote entre os índios Tarahumara (Les Tarahumaras), aparições como ator em
dois grandes filmes e outros menores. Artaud escreveu: "Não se trata de
assassinar o público com preocupações cósmicas transcendentes. O fato de
existirem chaves profundas do pensamento e da ação segundo as quais todo
espetáculo é lido é coisa que não diz respeito ao espectador em geral, que não
se interessa por isso. Mas de todo o modo é preciso que essas chaves estejam
aí, e isso nos diz respeito" - em TEATRO E SEU DUPLO.
http://www.caleidoscopio.art.br/cultural/teatro/teatro-contemporaneo/antonin-artaud.html.
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