Pular para o conteúdo principal

Um da família


Exploração

1. Quanto e quais são os animais que aparecem representados na tela?
2. Observe como o artista pintou partes mais ou menos iluminadas, isto é, há mais ou menos luz e sombra em lugares distintos da obra. Qual a personagem que está mais na sombra?
3. Qual das crianças, em sua opinião, gosta mais do cavalo? Por quê?
4. Liste os elementos que comprovam que a cena representada é de uma época mais antiga?
5. Como você acha que a família reagiu quando o cavalo apareceu na janela? Justifique.
6. Por que você acha que a obra recebeu o nome de Um da família?


Resolução:
1. Há dois animais na tela: o cão e o cavalo.
2. Pode-se localizar, no fundo, à direita, um homem.
3. Resposta livre. Aqui, o importante é permitir a participação dos alunos. Verificar como observam a tela, suas opiniões e questionar suas respostas. Nota-se que a criança da esquerda está oferendo comida ao animal, o que poderia ser indício de uma atenção maior ao cavalo.
4. A época pode ser percebida a partir das peças do vestuário e penteados das personagens, bem como por meio dos detalhes da casa.
5. Resposta livre. Espera-se, no entanto, que os alunos mencionem a naturalidade com que a família reage à presença do cavalo.
6. Resposta livre. O fato de o cavalo estar se alimentando junto com a família pode levar à explicação do título da tela.

Postagens mais visitadas deste blog

Minhas férias - Luis Fernando Veríssimo

Eu, minha mãe, meu pai, minha irmã (Su) e meu cachorro (Dogman) fomos fazer camping. Meu pai decidiu fazer camping este ano porque disse que estava na hora de a gente conhecer a natureza de perto, já que eu, a minha irmã (Su) e o meu cachorro (Dogman) nascemos em apartamento, e, até os 5 anos de idade, sempre que via um passarinho numa árvore, eu gritava "aquele fugiu!" e corria para avisar um guarda; mas eu acho que meu pai decidiu fazer camping depois que viu o preço dos hotéis, apesar de a minha mãe avisar que, na primeira vez que aparecesse uma cobra, ela voltaria para casa correndo, e a minha irmã (Su) insistir em levar o toca- discos e toda a coleção de discos dela, mesmo o meu pai dizendo que aonde nós íamos não teria corrente elétrica, o que deixou minha irmã (Su) muito irritada, porque, se não tinha corrente elétrica, como ela ia usar o secador de cabelo? Mas eu e o meu cachorro (Dogman) gostamos porque o meu pai disse que nós íamos pescar, e cozinhar nós mesmos o p…

O sino de ouro