Exploração
1. Quanto e quais são os
animais que aparecem representados na tela?
2. Observe como o artista
pintou partes mais ou menos iluminadas, isto é, há mais ou menos luz e sombra
em lugares distintos da obra. Qual a personagem que está mais na sombra?
3. Qual das crianças, em sua
opinião, gosta mais do cavalo? Por quê?
4. Liste os elementos que
comprovam que a cena representada é de uma época mais antiga?
5. Como você acha que a família
reagiu quando o cavalo apareceu na janela? Justifique.
6. Por que você acha que a
obra recebeu o nome de Um da família?
Resolução:
1. Há dois animais na tela: o cão e o cavalo.
2. Pode-se localizar, no fundo, à direita, um homem.
3. Resposta livre. Aqui, o importante é permitir a
participação dos alunos. Verificar como observam a tela, suas opiniões e
questionar suas respostas. Nota-se que a criança da esquerda está oferendo
comida ao animal, o que poderia ser indício de uma atenção maior ao cavalo.
4. A época pode ser percebida a partir das peças do
vestuário e penteados das personagens, bem como por meio dos detalhes da casa.
5. Resposta livre. Espera-se, no entanto, que os alunos
mencionem a naturalidade com que a família reage à presença do cavalo.
6. Resposta livre. O fato de o cavalo estar se
alimentando junto com a família pode levar à explicação do título da tela.
Comentários
Postar um comentário