Mogiquiçaba - Bahia

Na linguagem indígena, Mogiquiçaba significa “pouso do rio das cobras”. Essa antiga vila de pescadores fica às margens da BA-001, no limite dos municípios de Belmonte e Santa Cruz Cabrália, alias é ela quem divide o começo de uma e o término da outra. Para se chegar lá pode-se sair de Belmonte na direção sul e percorrer 27 Km ou sair da balsa de S. C. Cabrália e percorrer 13 Km na direção norte.

Aqui se encontra um dos litorais mais pescosos da região, perfeito para a pesca de arremesso; inclusive é a "menina dos olhos" de quem gosta de pescar robalo. Nessa região há duas nascentes naturais: manguezais ricos em mariscos, Mata Atlântica e um mirante.

O artesanato local inclui a fabricação de coberturas e vassouras de piaçava. A pesca do robalo, piau e tainha é feita no trecho do rio Preto que atravessa a vila. 

Água das pedras Mogi possui ainda bicas. Uma espécie de canalização natural dos lençóis freáticos que dão origem a uma minúscula, se é que podemos chamar assim, cachoeirinha. Mas hoje em dia, devido aos desmatamentos, a água só jorra se chover continuamente. Pela água ser rica em sais minerais é quase que inevitável passar por Mogi e não bebê-la, ou banhar-se, ou até mesmo levar para casa.

Fotos do local









Fotógrafo Aritlon Bronze - abronze@gmail.com

Comentários