ALDEIA GLOBAL
Foi
após a Segunda Guerra Mundial que a expressão mass media começou a ser
usada pela sociologia norte-americana, para dar a entender “difusão maciça” de
mensagens. Trata-se de um neologismo, pela sua formação anglo-latina: mass, do
inglês; significando “massa” e media, plural neutro do substantivo
latino medium, significando “meios”. Os meios de massa são, portanto, os
veículos de comunicação destinados a um público amplo, um aglomerado gigantesco
de indivíduos.
A
cultura de massa, veiculada pelos mass media, faz parte da sociedade
industrial. Ela é produzida segundo as normas maciças de fabricação e sempre se
destina à multidão (...).
A
contribuição essencial dos mass media é, todavia, a rapidez na
transmissão de informações, propiciando sua grande difusão.
É importante
observar que os meios massivos não operam somente no setor da informação, mas
também no terreno da diversão. Multidões jamais atingidas antes pelo teatro,
por exemplo, podem assistir a um espetáculo pela televisão. No começo do século
XIX, um escritor que tivesse sua obra lida por dez mil pessoas, após um ano de
publicação, teria atingido a fama. Na era eletrônica, a fama é ser admirado,
numa só noite, por dez milhões de pessoas. Se o livro, no seu surgimento,
provocou uma revolução cultural, os meios eletrônicos podem conduzir à
manipulação da opinião e até mesmo modificá-la.
Jésus Barbosa de
Souza. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Scipione, 1996.
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